sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PAIXÃO POR MARINGÁ


RIO PRETO


Eu sou apaixonado por Maringá. Nem Mauá nem Maromba, que acho muito legais, mas meu negócio é Maringá. Essa semana tive a certeza de que estão liberados 47 milhões de reais para a contrução da Estrada Parque que vai da Capelinha até o meu santuário. Vai ser difícil ficar aqui nos finais de semana. Enquanto a grana der eu vou. Mesmo com a estrada ruim, sempre que crio coragem encaro o caminho, e tantas coisas interessantes acontecem a cada viagem. Sempre é uma nova aventura para o espírito. Sempre se conhece gente interessante e os momentos vividos são mágicos. Sempre nossos olhos apreciam visuais novos e inesquecíveis, sem contar na comida maravilhosa e na boa música que sempre rola. Marcial e Silvinho Ria já homenagearam o local com o "Subindo pra Maromba" que é sucesso sempre. Como o Rio Preto corta os estados de Minas e Rio e diz tanto na minha vida, fiz uma letra em sua homenagem, baseado nos lugarejos que ficam pertinho do céu ( Santa Clara, Marimbondo, Mirantão, Vale das flores, Vale das cruzes, Vale do pavão, Maromba, Escorrega, Alcantilado, Bocaina, Fumaça, etc...) que está muito longe de ser tão bonita quanto o Rio, mas é o que me veio na mente num dos finais de semana felizes vividos por este blogueiro na serra. Espero que gostem.

Em tempo: A foto que está no meu perfil foi captada lá.

RIO PRETO

Da Mantiqueira vem
Um santo clarão
Um marimbondo perdido

Na trilha do Mirantão


Entre as flores e as cruzes

E as penas do meu pavão

Entre a grama e as pedras

Maromba desce emoção


A noiva de véu e saia

Engalanada na serra

O Paraíba espera

A noiva de Itatiaia


Quem escorrega não falha

Alcantilado na terra

É a Bocaina que berra

A voz que queima na palha


Rio Preto destino

Estrada em busca da paz

Rio Preto divisas

Divisas de Minas

Divisas gerais


Maravilha natural

Paraíso mineral

Reis silvestres animais

Mil duendes imortais


Preto de maringá

Berço da criação

Preto lá de Mauá

Leito da redenção


Preto que me dá paz

Preto que me seduz

Passa o preto rapaz

Pela mão que te conduz


Preto virou fumaça

A água virou cachaça

Cachaça da cachoeira

De volta pra Mantiqueira





SUPERAÇÃO

Neste exato momento, nos chega a informação que a Guarda Municipal e o Detran estão numa ação conjunta, rebocando veículos nas imediações do Cemitério de Barra Mansa que estão com o IPVA atrasado. Quem acompanha as ações é nada mais nada menos que a vice-prefeita de Barra Mansa, Ruth Coutinho. Olha eu sempre achei que tinha alguma coisa errada com essa moça, mas agora ela se superou. Mas uma coisa tem sentido: Não tem local mais apropriado para enterrar o seu futuro político do que em frente ao cemitério.
Postaremos fotos brevemente comprovando o fato.

TREM BALA

UMA BALA NO TREM INSANO DO BAIRRISMO.

Essa história do trem bala carrega ares de retrocesso no ar. Todos sabem do meu amor por Barra Mansa e do meu reconhecimento ao banho de organização que Volta Redonda tem dado na cidade mãe e vizinha. Sempre fui e sempre serei contra as rivalidades absurdas que foram implantadas entre as duas cidades. Os problemas sociais das vizinhas são iguais e precisam ser tratados com uma visão global e não mesquinha. Eu adoro o prefeito Neto, que é meu amigo e de quem tenho orgulho de visitar semanalmente nos horários de folga para jogarmos nosso baralhinho. È um exemplo de político e gente de bem. Na minha avaliação, o seu único erro histórico, que me forçou a tecer diversas críticas na época, foi o preconceito contra moradores das cidades vizinhas na admissão de pessoal para as obras de expansão do Alto Forno da CSN. Mas isto faz parte do passado e devemos enterrar este assunto. Por isso, não quero que a história do trem bala reacenda uma concorrência insana entre as duas cidades. Não adianta morar numa mansão e ser vizinho de uma favela sem condições sociais. A felicidade e a segurança da mansão nunca serão possíveis. Portanto, creio que por uma questão técnica e logística, Barra Mansa oferece condições territoriais mais adequadas para receber a parada do trem bala, no bairro São Judas Tadeu, pertinho do Centro de VR, que pelo local proposto pela cidade, atenderia até com mais comodidade os moradores de Volta Redonda, ao passo que se a parada for no bairro Roma, na Cidade do Aço, o desconforto será igual para ambas as cidades. Neto está fazendo a sua parte como prefeito de Volta Redonda, mas a coisa tem que ser analisada sobre uma ótica mais consciente do que bairrista. Temo que a Prefeitura de Volta Redonda esteja mais preparada política e tecnicamente para lutar pela conquista, por isso é necessário sermos solidários ao prefeito Zé Renato nesta empreitada, dando-lhe condições de apresentar um projeto de igual, ou melhor, porte que a concorrente. Creio que assim ganharemos todos, mesmo porque a Cidade do Aço já vai ser contemplada com o aeroporto e o hospital regional. È é justo que isso aconteça, mas a parada do trem bala tem que ser no Barrão, por questões técnicas que devem se sobrepor à política.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DEUS PERMITE O DESEJO.

SANTA EMOÇÃO.

O mundo viveu sua revolução sexual. Chegou a ficar desenfreada e ficava até difícil imaginar os limites a serem rompidos, tamanha a velocidade da liberação. Isto se deu mais profundamente entre o final dos anos 70 e na década de 80. Aí veio a AIDS. Não só os laboratórios farmacêuticos tiraram proveito da situação, mas as religiões usaram a pandemia para tentar reorganizar seus rebanhos. Exageraram na dose e criaram pânicos descabidos e até hoje as contra-informações sobre os reais grupos de risco ainda são confusas para o homem, principalmente os mais temerosos. O sexo livre virou pecado mortal e muitas pessoas passaram a se auto-condenar e auto-flagelar, penitenciando-se pelos pensamentos impuros inerentes a qualquer ser vivo. Nesse período fiz o poema abaixo, Abordando a transposição de barreiras em busca de momentos fulgazes de felicidade. É uma ode ao desejo carnal sem macular a religiosidade que deve estar presente também em cada um de nós. Espero que apreciem.

SANTA EMOÇÃO

Reze sua oração com euforia
Deixe entrar a magia e seu corpo arder
Deixe a rosa abrir e fluir a energia
Deixe a perna tremer e a boca gemer.

O desejo num beijo seduz e conduz
Para um toque de corpos, um raio de luz
Um encontro de amor, o desdém ao pudor
De dois anjos carentes, sedentos e nus.

São dois seres aflitos, um pouco malditos
Que não ligam pra nada a não ser o querer
São dois filhos de Deus que a carne uniu
E a pele ungiu num profano prazer.

Sinta então o fervor de um ato tão são
E depois do amor, a total comunhão
Em carinhos velados de corpos suados
Que ousaram a viagem da santa emoção.

Um pecado vivido, um dia a mais
Devoção de volúpias, uma prece fulgás
Saciada ansiedade e por nossa vontade
Nos amamos de novo, e dormimos em paz.

CURIOSIDADES OPORTUNAS

PARA A TURMA DA BOQUINHA E DO CCC.

COMO SURGIU A EXPRESSÃO “LÁGRIMAS DE CROCODILO”?
A expressão é usada para se referir ao choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele “chora” enquanto devora uma vítima.

COMO NASCEU A EXPRESSÃO “DEIXAR AS BARBAS DE MOLHO”?
Na Antiguidade e na Idade Média, a barba significava honra e poder. Ter a barba cortada por alguém representava uma grande humilhação. Essa idéia chegou aos dias de hoje nessa expressão que significa ficar de sobreaviso, acautelar-se, prevenir-se. Um provérbio espanhol diz que “quando você vir as barbas de seu vizinho pegar fogo, ponha as suas de molho”.

POR QUE SE DIZ QUE ALGUÉM QUE ESTÁ COM MEDO VAI FAZER XIXI NAS CALÇAS?
Porque uma situação que nos causa medo pode desencadear uma reação do sistema nervoso que aumenta a pressão sobre a bexiga, levando à contração involuntária do órgão e ao descontrole urinário.

POR QUE ROEMOS AS UNHAS?
Segundo o psicólogo clínico Janos Andréas Geocze, roer as unhas funciona como um alívio para ansiedade, insegurança e até agressividade. Semelhante ao reflexo de sugar, o ato lembra o hábito infantil de colocar o dedão na boca.

QUAL A ORIGEM DA PALAVRA “PUXA-SACO”?
No livro A Casa da Mãe Joana, Reinaldo Pimenta conta que esta expressão surgiu a partir de uma gíria militar. “Puxa-sacos eram os ordenanças que, de modo submisso, carregavam os sacos de roupa dos oficiais em viagem”, conta.

QUAL É A ORIGEM DA EXPRESSÃO “SANTO DO PAU OCO”?
Durante o século XVII, as esculturas de santos que vinham de Portugal eram feitas de madeira. A expressão surgiu porque muitas delas chegavam ao Brasil recheadas de dinheiro falso. No ciclo do ouro, os contrabandistas costumavam enganar a fiscalização recheando os santos ocos com ouro em pó. No auge da mineração, os impostos cobrados pelo rei de Portugal, eram muito elevados. Para escapar do tributo, os donos de minas e os grandes senhores de terras da colônia colocavam parte das suas riquezas no interior de imagens de santos ocos.

O QUE SIGNIFICA O DITADO “O QUE É DO HOMEM O BICHO NÃO COME”?
A frase quer dizer que as características intrínsecas às pessoas não podem ser modificadas por fatores externos. O “bicho” representa a sociedade, as leis, regras ou até outras pessoas. Segundo o dito popular, não adianta nenhum destes “bichos” lutarem contra os sentimentos e características arraigados em alguém.

POR QUE EU ESTOU POSTANDO ESSAS COISAS SEM SENTIDO?

Para dar sentido ao seguinte recado:

“PUXA-SACOS DO SANTO DO PAU OCO DE BARRA MANSA, ROAM AS UNHAS, FAÇAS XIXI NAS CALÇAS, PONHAM AS BARBAS DE MOLHO E CHOREM LÁGRIMAS DE CROCODILO, PORQUE O QUE É DO HOMEM O BICHO NÃO COME”.

COLARINHO BRANCO

MÚSICA NO VIZINHO.

Calma gente, não vou falar de crime de colarinho branco. Colarinho Branco é um bar no Buraco Quente que se atreve a colocar música de vez em quando. Hoje por exemplo, meu amigo Figurótico vai fazer um acústico para a gente. Além do tratamento cordial, do chopp decente e da decoração transada, o Cabeça manda muito bem nos tira-gostos mais interessantes da região. Quem não conhece tem que ir e quem conhece já virou fregues. Muita gente bonita e um astral tranquilo. Difícil só é o estacionamento, mas tem dois pagos bem próximos. Dia 7, sábado, vai rolar de tarde o formato trio do Blue Angels, que fazem um Bee Gees que é só fechar os olhos para achar que estamos de frente para os próprios. Mas aproveitem a música enquanto é tempo. O bar é vizinho da casa do prefeito. Já sabe o que vai acontecer daqui a pouco, né não?

A gente se encontra no vizinho mais tarde.

TRE PACIÊNCIA

MAIS UM POUQUINHO.

Como todos sabem, entraram dois novos desembargadores efetivos no TRE. Como a matéria é polêmica, é necessário um pouco de estudo para os novatos. Então peço a prorrogação de mais dez dias para informar o desfecho do caso. Mas vou dar um alento para os que torcem: um passarinho AZUL me disse no pé-do-ouvido, com a suavidade de uma nuvem e a sonoridade do canto de um rouxinol, que será por UNANIMIDADE. Aguardem mais um pouquinho, pois VALE A PENA.

FLAMENGO

DROGAS

Parafrasenado os companheiros do blog estação bm, que por sinal adoro, SOU CONTRA AS DROGAS, portanto ABOMINO O DENIS MARQUES.

VALEU O MOVIMENTO

GOVERNO REPENSA

Acuado pela pressão popular, o prefeito Zé Renato voltou atrás na decisão de fechar a escola no São Vicente. Que bom seria se as vítimas da ditadura do silêncio copiassem a garra e a consciência cívica das crianças que lutaram democraticamente pelos seus direitos.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MAIS SÃO JUDAS TADEU

Primo de Jesus, Judas Tadeu foi injustamente confundido com Judas Iscariotes. Mas sua glória foi reconhecida com o tempo. Eram doze apóstolos de Cristo: Simão Pedro, Tiago (o maior), João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tiago (o menor), Simão, Judas Tadeu, Judas Iscariotes, André e Tomé. Após a traição de Judas Iscariotes, os outros onze apóstolos elegeram Matias para ocupar o seu lugar.

SÃO JUDAS TADEU

O amigo Luiz Correa lembrou bem que Cesar Maia quando prefeito do Rio de Janeiro, decretou a data de hoje como dia do Flamengo pois é o dia em que homenageia SÃO JUDAS TADEU. Fui inclusive batizado na igreja dele no Cosme Velho e até hoje é o meu santo protetor. Tenho em minha frente uma imagem enorme dele, como aliás, sempre tive por perto de mim. Como São Judas é o padroeiro do Flamengo, do funcionário público e das causas impossíveis, creio que ele é feito na medida certa para mim.
Salve São Judas Tadeu.

IDENTIDADE ÚNICA

Agora é lei ! Brasileiro terá agora um só número de identidade.


Carteiras de identidade, de motorista e de trabalho, além do passaporte e do CPF, são alguns dos documentos que passarão a ter o mesmo número de registro. A lei (12.058/09) que unifica os documentos foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 13.
Com a unificação, o cidadão terá um número único de registro de identidade civil válido para os brasileiros natos e naturalizados.
De acordo com a proposta sancionada, os documentos terão o mesmo número do Registro da Identidade Civil à medida que forem sendo expedidos. A implementação deve ser iniciada dentro de um ano.
A União poderá firmar convênios com os estados e o Distrito Federal para implantar o número único e trocar os documentos antigos de identificação. Entre os objetivos da lei, está o de evitar a falsificação de documentos.
Segundo a Polícia Federal, cerca de 10% das carteiras de identidades que circulam no país são falsas. São documentos frios que seguem ativos, em parte, por causa da negligência das famílias e dos cartórios em dar baixa em casos de morte, entre outros.
A norma ainda exige que a carteira de identidade inclua o tipo e o fator sanguíneos do titular e que também, por solicitação dele, contenha carimbo comprobatório de deficiência física, atestada por autoridade de saúde competente.
A lei foi resultado da conversão da Medida Provisória 462, cujo tema central era o repasse de recursos ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Fonte: Site do Senado

FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Hoje é dia do Funcionário Público.

Profissão tal maldita e desejada, hoje é o seu dia. A todos os colegas que seja por mérito ou apadrinhamento, comemoram esta data, conclamo para que façamos uma reflexão sobre a nossa responsabilidade perante a vida, as crianças, e o futuro. Cabe a nós provarmos que existem rosas neste mar de espinhos, e sejam poucos ou numerosos, tenhamos a consciência que Deus nos deu a missão de prepararmos o terreno para as nossas gerações vindouras. Independente dos erros passados, vamos tentar dar nossa colaboração para a justiça social poder imperar na nossa terra. Se é utopia ou não, não sei, mas a esperança não pode morrer. De todo modo, parabéns a todos.

DIA DO MENGÃO

Segundo meu amigo botafoguense, Ricardo Rosas, é decreto municipal no Rio de Janeiro, o dia do Flamengo, que é hoje. Ele inclusive me mandou o arquivo abaixo, que assino embaixo.
Obrigado Ricardo. parabéns Nação Rubro-negra.

Viva o povo flamengo!

Há quem diga (um arco-íris, lógico): "eu não tenho raiva do Flamengo, mas sim do flamenguista". Por que será? Simples, porque nós torcemos como nenhum outro. Somos diferentes em tudo, na alegria ou na tristeza. Se o time está mal, não fingimos que não ligamos mais para o futebol. E é claro que, por termos uma vocação natural para a glória, comemoramos mais do que qualquer outro torcedor. Para se ter uma idéia, após a Era Zico o Fla nunca passou mais de dois anos na fila por um caneco, mesmo enfrentando graves crises.
Não, não somos "chiques" e nem "adestradinhos", somos corpo e alma, bagunça lúdica e espirituosa do bem-viver. Não somos lords mal humorados, somos malandros felizes, bons malandros. Não temos estilo, nós somos O Estilo. Style de torcer e propiciar espetáculo, show, magia e encantamento. Não vestimos camisa, envergamos orgulhosamente um poderoso e sagrado manto. Não louvamos ídolos, mas deuses da bola. Fazemos de simples jogadores, guerreiros e heróis. Amedrontamos os adversários no majestoso templo e em qualquer outro lugar, simplesmente com a nossa presença. Quando dizem, lá vem a nação rubro-negra, o chão treme e tudo pára. Não somos uma torcida, somos a magnética. Nós transformamos jogos de futebol em arte. Por isso, hoje é dia de pintarmos o país inteiro de vermelho e preto, comemorando a nossa imensa alegria de sermos quem somos. Flamenguistas, rubro-negros do Mais Querido do Brasil, o próprio Flamengo.

BARRA MANSA FECHA ESCOLA

ESCOLA FECHADA

Acordei hoje com o barulho de uma passeata de repúdio. Fiquei feliz por ver que estão se mobilizando contra algo saindo da inércia da comodidade. Fiquei ainda mais feliz em ouvir que o movimento era composto de crianças que cantavam o antigo refrão: “O povo unido jamais será vencido...”. Fiquei feliz em saber que nem todos cruzaram os braços. Cheguei a pensar que ainda estava sonhando. Despertei. E fiquei triste em ver o motivo do ato: O FECHAMENTO DE UMA ESCOLA. Sim, crianças reivindicavam o direito de manterem a sua escola pública em funcionamento. Crianças se mobilizaram por saberem que o seu futuro estava em jogo. Prefeitura cuida de vidas e essas vidas sentiram-se ameaçadas e rebelaram-se. Pelo que ouvi da oradora do grupo o nome da escola é o nome de um tio da vice-prefeita, por conseguinte também é o nome do tio da Secretária de Educação, que é sua irmã, por uma dessas coincidências políticas que acontecem em Barra Mansa há nove anos. Victor Hugo dizia que “Quem abre uma escola fecha uma prisão”. Parafraseando o mestre digo: “Quem fecha uma escola deve ir para a prisão”.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

PEDAÇOS DO MEU BRASIL EM DEVANEIOS TRISTES

PEDAÇOS DE BRASIL.

Vivemos dias conflitantes. Se por um lado aflora o nosso orgulho de ver o Brasil ser sede da Copa do Mundo e o Rio ser a capital do esporte com a vinda das olimpíadas, por outro lado, nossas mazelas continuam assolando nossa sociedade. Minha visão desse país continental que tanto amamos, é por vezes triste, como no meu poema abaixo.
Aos amigos músicos, se por ventura interessar, em especial, Marcial, Silvinho Raia, Figurótico, Toni Madeira e Julinho Marassi, aceito parceria na construção da melodia desta letra desabafo deste brasileiro que ainda não perdeu a esperança mas carrega dentro do peito um vazio por estar assistindo a tudo isso sem reagir como acha que devia. Mas enfim, apesar de tudo, este é o nosso Brasil maravilhoso.

BRASIL EM PEDAÇOS

UM COQUEIRO AO LUAR
SUAS SOMBRAS DE AMOR
OS VERDES DE NOSSO MAR
AS ONDAS E SEU FULGOR
UMA LUA FLUORESCENTE
AS COMIDAS DAS GERAIS
UMA CHUVA DE LUZ CADENTE
OS CASSINOS ILEGAIS

UMA MOÇA SORRIDENTE
UM TALENTO EM CADA ESQUINA
O BIQUINI DA MENINA
A SINA DE MEU PAÍS
UM VIGIA FLANELINHA
A CERVEJA, A PURRINHA
UMA SELVA EMPEDRADA
NAS COISAS QUE DEUS ME DIZ

A DESMEDIDA AMBIÇAO
DOS CANARINHOS DA BOLA
O SERTÃO QUE ASSOLA
UM DESERTO FLUVIAL
OS BICHOS DO PANTANAL
UM CRISTO TÃO ABRAÇADO
O SAMBA E SEU REINADO
O GOZO DO CARNAVAL

O SEXO É MARGINAL
O SABOR DO MEU PECADO
A SERIEDADE DE LADO
UM PARAÍSO FISCAL
A FLOR ORIGINAL
OS SAVEIROS DO PESCADO
O HORÁRIO ALTERADO
UM QUARTEL NO VIDIGAL

AS CORES DA NOSSA GENTE
A PATENTE DO CAFETÃO
AS FLORESTAS E AS ARESTAS
DA NOSSA LEGISLAÇÃO
UM GLOBO OFICIAL
A LENTE DA NAÇÃO
O JORNAL DO GENERAL
O CHEFE DO ESQUADRÃO

AS NOITES TÃO MELINDROSAS
OS DIAS DE AFLIÇÃO
AS CASCATAS E AS MADEIXAS
DAS GUEIXAS DO AMOR EM VÃO
AS LENDAS E AS MENTIRAS
O PRAZER É PROFISSÃO
AS PROSAS, AS POESIAS
O SANGUE DA EDIÇÃO

UM ENFERMEIRO DE PLANTÃO
AS AREIAS, AS DUNAS
AS BELEZAS DAS LAGUNAS
O AMARGO CHIMARRÃO
AS GORJETAS, AS VACINAS
AS CESTAS E AS QUENTINHAS
O TALCO DAS PATRICINHAS
A FALTA DE NOSSO PÃO

A SAGA DO FUTEBOL
O VOTO DO ELEITOR
O VERMELHO DO ARREBOL
O SOL QUE SEMPRE BRILHOU
AS ILHAS E SUAS BARCAS
AS MARCAS DA SOLIDÃO
AS LOURAS, AS SUAS SAIAS
AS VAIAS DO CIDADÃO

AS CORTINAS DE FOGO
OS CAMINHÕES DE FUMAÇA
A CACHAÇA E A PRAÇA
DO BANCO DO OPRESSOR
UM LINDO LAGO DE AMOR
UM CASAL DE NAMORADOS,
RETIRANTES, SEQUESTRADOS
NUMA NOITE DE ESPLENDOR

UM REAL IMAGINÁRIO
UM OTÁRIO, UMA PROPINA
UM CAFÉ, UMA CANTINA
UM SOLDADO OPERÁRIO
A OFENSA DE UM SALÁRIO
TIO SAM É O PROFESSOR
DA CULTURA DO CALVÁRIO
DO POVO TRABALHADOR

BASEADOS NOS CRAQUES
AS FAVELAS MILÍCIAS
AS SOMBRIAS POLÍCIAS
TRISTES MULAS JUVENIS
OS COMANDOS VIRIS
AS PRESAS TÃO ABATIDAS
CICATRIZES E FERIDAS
NO SEIO DO MEU PAÍS

UMA LUZ CENSURADA
UM PADRE EMBEVECIDO
UM DÍZIMO ESTORQUIDO
UMA PROFISSÃO DE FÉ
UM NEGÓCIO DE NATAL
UM NOEL QUE JÁ NÃO VEM
NA BARRIGA OUTRO NENEM
OUTRO ESTURPO DE MULHER

BRASIL!!!!!!!!!!!!!!

SÃO PEDAÇOS DE BRASIL QUE EU CANTO
SÃO RETRATOS DA PÁTRIA MÃE GENTIL
SÃO SORRISOS DO MEU PRANTO
SÃO PEDAÇOS DE BRASIL

TRE - RODRIGO DRABLE

ACHA QUE NÃO.
Em comentário, meu amigo Rodrigo Drable acha que minha estimativa sobre a data do julgamento para quarta-feira está enganada. Como trata-se de fonte sempre muito bem informada, fico com ele, mas continuo crendo que não passa da semana que vem.

NOME DO BAR

O nome do barzinho no Jardim Amália é GREEN'S BAR. Grato pelas colaborações via e-mail.

CAROS LIMITES MUSICAIS

CARO, MEU CARO.

Domingo acordei tarde. Conforme falei, me esbaldei na Appaloosa na madrugada anterior e o corpo pediu cama por toda a manhã. Por isso, creio que pela primeira vez num domingo neste ano não comprei meu tradicional exemplar do "O Globo". Nem do "Extra". Era o presságio de que Deus não queria que eu visse o Caderno Especial do Vale do Paraíba que "o Globo", agora com parceria de seu jornal para a classe C, "Extra", faz todo ano para morder verbas públicas na região. Fazem anos que tenho o prazer de botar para correr os corretores do jornal quando me visitam na Câmara Municipal. Esta organização jornalística nunca teve muito respeito pelo nosso povo, mas adora nosso dinheirinho. Mas enfim, fiquei livre de ver o Caderno. Ledo engano. Acabei de receber o exemplar aqui na Câmara, e desta vez a Prefeitura de Barra Mansa se superou no esbanjamento. São VINTE PÁGINAS COLORIDAS no encarte, patrocinadas pela prefeitura. Eu tenho até medo de ver daqui a meses no balancete da PMBM o quanto isto custou para a cidade. Mas tenho uma certeza: Caro, meu caro.
Mas isso não era o pior. O carro chefe das matérias pagas e feitas em exaltação a administração em troca das já mencionadas polpudas verbas públicas era o Projeto Música nas Escolas, e tinha o seguinte título: “NOS ACORDES DA EXCELÊNCIA – PROJETO MÚSICA NAS ESCOLAS ENSINA MÚSICA A 22 MIL ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO”. Na ampla matéria paga, existem depoimentos de Isaac Karabtchevisky e Joaõzinho Trinta, enaltecendo o projeto. Não tenham dúvida que os dois talentos inegáveis também já foram aquinhoados com nosso suado dinheirinho para manifestar tal gratidão. Até aí, vá lá. Mas o que mais me impressionou foi o desfecho da matéria, que reproduzo integralmente:

“Prova dessa elevação de autoestima foi dada por um aluno de 10 anos, que, ao ser perguntado se queria ser músico quando crescesse, respondeu: “Mas eu já sou músico!” Desse jeito, com certeza o palco não será o limite”

Eu não sei, nem a matéria falou quem é esse inocente de 10 anos. Mas filho, seu palco nunca será o limite em nossa cidade, mas sim os limites da nossa cidade, onde os palcos estão vetados, a música proibida e os bares fechando. Os músicos são discriminados e nossa cidade não tem hoje, absolutamente nada de auto-estima. Estude música sim, mas procure outra profissão paralela ou outra cidade, pois aqui não há espaço para felicidade, lazer e arte, na visão das últimas administrações.

Diz ainda o parágrafo anterior ao desfecho “apoteótico”, que o através do projeto, os jovens conquistaram autoestima, dignidade e reconhecimento através da música.
Caros jovens, é exatamente o contrário o que nossa cidade está oferecendo aos músicos adultos. Só vemos desrespeito, preconceito e abandono. Não caiam nessa. Lutem com a gente para que a arte e a música tenham sim, espaço assegurado em todos os nossos arredores para que em breve futuro possamos absorver o talento de vocês, e não coloca-los à margem da sociedade num processo de marginalização que machuca a todos que realmente gostam de música e lazer, e contrariam notoriamente aqueles que simplesmente a usam com fins eleitoreiros e politiqueiros e são os arautos da ditadura do silêncio que assola Barra Mansa. Caso contrário, o custo para a sociedade, com ênfase para esses jovens músicos e suas famílias, será como o custo da propaganda: Caro, meu caro.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

BAR DOS AIS

Eu sou fã de bares. Longe de ser alcoólatra, acho que o bar é o espaço mais democrático das cidades.
Em 2001, fiz uma canção em alusão aos desabafos que os bares são testemunhas e psicólogos. Com essa repressão que está acontecendo em nossa cidade contra os bares, creio que seja conveniente posta-lo no blog:

BAR DOS AIS

Quem tiver dentro do pieto, um suplício, uma saudade,
Desabafe meu amigo, sente aqui, fique a vontade,
E quem sabe nessa troca de consolo e amizade,
Beberemos os deslizes, cuspiremos a maldade.

É messe bar que a gente chora e implora,
Uma nova aurora, uma chance a mais,
É nessa roda que o povo adora,
Quem se humilha e chora, e clama por seus ais.

De tira gosto prove o seu castigo,
E de um amigo, sirva uma ilusão,
Do seu peito, trague um desabrigo,
E se embriague no seu coração.

De uma saideira, faça um poema,
E de um dilema, grite o seu rancor,
Mas não se entregue, a vida é um cinema,
Onde sofrendo, somos o grande ator.

TRE

Quarta-feira é o dia provável. Atenção Barra Mansa!!!!

DITADURA DO SILÊNCIO FAZ MAIS UMA VÍTIMA

A DITADURA DO SILENCIO INVADE O GAIA GRILL

Há muitos anos atrás, o Gaia grill era de propriedade do Sr. Nabi Arbex, ou popularmente Tio Nabi. A casa não estava sendo muito freqüentada, e em baixo de uma árvore que existia no salão principal, eu, o falecido Vicenzo Panizza, Mauro Medeiros, Michel Gattás, falecido Edgar 33, falecido Elso do Saint Raphael, falecido Vicente sapateiro, falecido Jorge Português, João Galvão, João do Arroz, Luiz Amaral, entre outros (reparem que evidentemente eu era o caçulinha do time), jogávamos as nossas partidas de tranca e éramos a principal renda do bar. Seu Nabi me pediu para ajudá-lo a vender o estabelecimento, pois não estava animado com o negócio. Nas imediações tinha um bar que estava bombando, chamado Kimanias, de propriedade de um gaúcho simpático de apelido Kiko e do seu cunhado Maninho. Acreditei que eles tinham potencial para comprar a casa e intermediei o início das negociações. Meses depois o negócio foi concluído e fiquei feliz apesar de não ter ganhado absolutamente nada com isso. O Kiko e o Maninho botaram a casa para acontecer, e o Kiko chegou a ter seu nome alterado para Kiko do Gaia, alcunha que inclusive usou como candidato à vereador nas últimas eleições. Acredito que eu tenha sido um dos melhores e mais fiéis clientes da casa. Fizemos inclusive diversas parcerias em eventos e shows. Há cerca de um ano, já após a saída do Maninho da sociedade de forma litigiosa, eu também fui vítima de um tratamento descortês efetuado pela esposa do proprietário Kiko, e nunca mais botei os pés lá, e minha amizade com o Kiko ficou por aí. Não freqüento o Gaia nem tenho pretensões de voltar a freqüentar, mas reconheço que a casa é um referencial da cidade, e foi berço para que muitos de nossos músicos pudessem defender uns trocados e evoluir na profissão. Por vinte anos aproximadamente a casa tinha música ao vivo de terça à sábado, e as vezes até mesmo aos domingos. O local ficou marcado, pelos jogos do Flamengo e da seleção Brasileira nos telões e é inegavelmente o ponto de encontro da torcida barramansense nas Copas do Mundo. Muita coisa boa aconteceu no Gaia. Muitos negócios foram fechados lá. Muitos namoros começaram lá, e mesmo contra uma injusta onda de fofocas que aconteceu durante um período, trata-se de uma casa extremamente familiar. Pois é, só não sei até quando isso vai rolar, pois na última sexta-feira a Prefeitura de Barra Mansa de forma truculenta proibiu a execução de música na casa. Não sei até quando nossos músicos vão assistir de braços cruzados o enterro da profissão em nossa cidade. Não sei até quando a Prefeitura vai querer continuar mandando nossos jovens para fora de nossa cidade. Não sei até quando a intolerância vai reinar em detrimento da alegria, da vida, da música e da diversão. Leiam a postagem A DITADURA DO SILÊNCIO ABSOLUTO que inaugurou este blog e vejam se podemos fazer alguma coisa enquanto há tempo. Será que há?

domingo, 25 de outubro de 2009

MINHA ZORRA TOTAL - PULARAM A CERCA

FIM DE SEMANA – DICAS E COMENTÁRIOS

Gente, quando eu tinha minha coluna jornalística tinha prazer de comentar por onde andei e indicar locais. Vou tentar ressuscitar a rotina aqui no blog. Sexta-feira fui num barzinho super diferente e transado no Jardim Amália, na Rua do Cana Café, com uma decoração que vale a pena ir só para admirar a criatividade. Mas me perguntem o nome...pois é...não sei. Agradeço ajuda para desvendar o mistério. Trata-se de um barzinho onde até o banheiro é diferente, com uma decoração que mistura de tudo um pouco e no final fica harmonizado. A proprietária há um ano e meio é a Dona..., ih, esqueci também... Oh whisky danado! Mas vou descobrir. Sábado de manhã fui pegar uma praia em Ipanema, mas precisamente no Posto 9, na altura da barraca do Zé do Coco. Lá o atendimento é legal e o Biju faz o que pode para agradar a galera. Recomendo. Pena que o coco do Zé do Coco, acaba rápido. Se voce quiser ficar tranqüilo com seu carro, indico um estacionamento na Prudente de Moraes, na altura da Joana Angélica, que é super seguro e ainda oferece um banheiro para o banho. Não vai sujar o carango com areia, né não? É carinho, mas vale a pena pela tranqüilidade e conforto. Voltei do Rio para prestigiar o festival Rio 40 graus da Appaloosa, que tá bombando toda semana. Fiquei num camarote que gentilmente a casa me oferece ao lado da Miriam Martin, A Rosinha da Zorra Total. Ela é linda e super simpática. Pedi para ela pular a cerca para nosso camarote e ele veio numa boa, sendo agradável e posando para dezenas de fotos. Me senti com mais moral que o Nerso. Quando eu aprender a retirar a foto do meu celular e colocar no computador vou postar para voces. Ah! A Appaloosa está cada vez melhor e todos os profissionais da casa dão um atendimento de primeiríssimo mundo. Obrigado Julinho Marassi, Gutemberg, Seu Olavo, Pedrão, Marcelo do som, Shirley, Adriana, Teca, Merinha, Carla, Michelle, enfim, todos que nos fartam de carinho e atenção. Fiquei sabendo que o festival vai ser renovado e inclusive já existem novas aquisições garantidas, como a do Gustavo Lins, já confirmado. Agradeço ao Zé Laerte pela luta em emancipar Quatis. Se continuasse pertencendo a Barra Mansa certamente a Prefeitura já teria fechado a casa. Falando nisso, depois de 20 anos ininterruptos a Prefeitura proibiu música ao vivo no Gaia Grill, mas isto é assunto para outra postagem. Neste exato momento, 17 h. (Não se baseie no horário que ta postado no blog, pois o bicho tá doido), estou me preparando para rezar pelo Mengão. Vai Pet, faz a gente feliz.

PMDB - CCC - DESODORANTE

CCC – CONVENÇÃO DOS CARGOS COMISSIONADOS

Sexta-feira e sábado, no Palácio barão de Guapy, ocorreu a encenação da convenção do PMDB. Uma centena de cargos comissionados da Prefeitura, defendendo a sua boquinha, elegeu a diretoria executiva do PMDB na cidade. A cara do PMDB nacional, um partido fisiológico que sobrevive e comanda na sombra do poder. Em Barra Mansa não poderia ser diferente. Aplausos de uns para outros comemorando a boa vida que o poder proporciona e elegendo Roosevelt Brasil para a cabeça do partido. Alguma surpresa? Não, nenhuma. Mas para botar um pouco de desodorante em tanto CC, vou informar um negocinho interessante. O Roosevelt Brasil, que segundo consta recebe como Secretário como Assessor Especial de Captação de Recursos, cargo criado para recompensá-lo de sua luta bem sucedida em manter a plêiade no poder, não está nomeado oficialmente. Isto mesmo. Estou de posse de todos os boletins oficiais da Prefeitura em 2009, e não consta a publicação da sua nomeação. A última nomeação em que se encontra o nome deste cidadão é para o cargo de Subsecretário de Governo. Segura essa galera! Alô Sebastião Alves! Olha e não adianta fazer jornalzinho montado com data retroativa, pois conforme falei, estamos de posse de todas as publicações, numeradas e oficiais datadas cronologicamente. Atenção MP, acho que vai ter gente devolvendo dinheirinho para os cofres públicos tão vilipendiados e Barra Mansa.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ESTÁ PRÓXIMO

Nada mais há para impedir oun postergar a inclusão na pauta de votações do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sobre as eleições de Barra Mansa. Pode ser inclusive até mesmo na segunda-feira, mas não passa de dez dias. Há uma forte tendência para a cassação do Prefeito Zé Renato. Existem desembargadores que pelos pronunciamentos já efetuados não terão mais como voltar atrás. O placar provável é de 4 votos favoráveis a cassação o que já definiria o resultado. Zé Renato deverá entrar com recurso no TSE em Brasília e com pedido de efeito suspensivo para continuar no cargo até o desfecho da causa, o que certamente será concedido. Ou seja, haja o que houver, pelo menos pelos próximos seis meses tudo continuará como está, mas que a estabilidade administrativa será abalada, isto não há a menor dúvida. Resta saber quanto.O Governador Sérgio Cabaral que até então tinha usado suas armas a favor do Zé, teve seu arsenal desfalcado com outras ações prioritárias, inclusive na questão de Volta Redonda, onde seu amigo pessoal Neto, teve risco iminente de cassação.

COMPOSITOR TAMBÉM, PERO NO MUCHO

DIZER SIMPLESMENTE PERDÃO.

O pessoal marca colado. Após a suspeita de informação fradulenta ao auto inititular-me como poeta, agora vem a pergunta capiciosa de quem viu o meu perfil no blog: Compositor de que, cara pálida?
Olha gente, pode parecer exagero mas até samba-enredo já fiz, mas isso fica para outra postagem futura.
Já compus sim, apesar de não ter conhecimento didático musical, pois a sonoridade e a musicalidade existem em cada frase de cada um de nós, e por isso já me atrevi a compor algumas letras de música, uma delas inclusive está sendo analisada com carinho pelo Diogo Nogueira.
Trata-se de um samba feito em exaltação à minha escola de paixão, a Portela, da qual já tiver a oportunidade de desfilar na Diretoria por dois anos seguidos. Justamente quando não pude ir, me identiquei, guardadas as enormes disproporções, com Paulinho da Viola e João Nogueira que na época andavam ensaiando seu retorno a escola de Madureira. Então, saudoso do tempo que a Portela era gigantesca sem a divisão com a Tradição, compus um samba que vai abaixo:

DIZER SIMPLESMENTE PERDÃO

Dizer simplesmente Portela
que és a mais bela,
é rima barata,
adorno de lata.

Tu és mais que escola de samba nos pés,
és vida, és arte,
cultura que és.

Escondido passei na avenida e ouvi o teu canto, santo.
Emoção mais que definitiva, ensaio de pranto, tanto.

Por amor, por temor, por vaidade,
maculei minha fidelidade,
blasfemei, insultei, me perdi,
e fingi que fingi que traí,

Mas agora ao flertar-te de novo
Me joguei nos teus braços do povo,

Portela mãe canção,
Portela tradição,
Portela de Paulinho e de João,

Dilata o coração,
extende a tua mão,
Perdão, perdão, perdão, perdão,
perdão, perdão, perdão, perdão...

Dizer simplesmente...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

NETO GANHOU

Acabou a palhaçada. Neto ganhou no TRE. 4x3. Fim de devaneio para alguns lunáticos.
Fez-se justiça, embora demorada e apreensiva.

LARANJA - LEÃO DO SUL - RECANTO - DENÚNCIA

Hoje vi uma postagem no estacaobm.blogspot.com efetuada por meu amigo Figurótico. Falava a brilhante e sentimental coluna sobre o fim do Barra Mansa, mais precisamente se reportando a demolição da antiga sede do Barra Mansa Futebol Clube. Sobre este assunto polêmico e extremamente blindado pela Prefeitura da cidade, finalmente vou desabafar.
No início deste ano ao analisar os balancetes da Prefeitura e suas autarquias em 2008, resolvi pela primeira vez, ver o conteúdo da FEBAM, antiga Fundação de Cultura e Esporte e Lazer da cidade, e aí começou a novela que certamente demorará a ter um desfecho.
Constatei que no mês de abril de 2008, a Febam repassou ao “CLUBE DO RECANTO” uma quantia expressiva e não entendi o porque, e para minha espécie, tais procedimentos continuaram a ser observados nos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.
Somando-se o valor dos repasses, se chegou quantia de R$575.000,00 (Quinhentos e setenta e cinco mil reais).
Imediatamente procurei o assessor legislativo do prefeito na Câmara Municipal e o indaguei a respeito, assim como fiz com alguns vereadores da base de sustentação de governo.
Todos eles informaram que nada sabiam do assunto.
Intrigado, perguntei por telefone sobre a origem dos repasses ao falecido Secretário de Governo de Barra Mansa, Lúcio Teixeira, e ele só me afirmou que estava tudo dentro da legalidade, mas não se aprofundou na resposta. Evidentemente insatisfeito, procurei o vereador Guto Nader, e lhe informei do fato estranho e insólito.
Prontamente ele redigiu um pedido de informação ao prefeito Zé Renato, que na mesma semana fora aprovado por unanimidade no plenário da Camara.
Isto posto, o prefeito teria quinze dias para responder as indagações a respeito dos repasses e anexar os documentos pertinentes.
Para nossa surpresa, em apenas três dias ele respondeu laconicamente o pedido de informações do vereador, sem anexar documento algum, apenas informando que os valores repassados ao CLUBE DO RECANTO foram para fazer face as despesas do campeonato de futebol amador da cidade, a participação da cidade na Copa TV Rio Sul de Futsal e para ajudar a participação do BARRA MANSA Futebol Clube nos campeonatos estaduais de futebol da terceira divisão, nas categorias junior e profissional. Nada mais disse a não ser informar que tal colaboração era advinda do clamor popular e faziam parte das comemorações do centenário do leão do sul.
Em toda a minha vida pública, jamais vi uma confissão de culpa e crime tão rápida e evasiva. Configurou-se claramente na resposta do prefeito, a quem respeito e tenho carinho, a criação oficial do termo “laranja”, pois o CLUBE DO RECANTO estava desta forma sendo “laranja” do BARRA MANSA FUTEBOL CLUBE, segundo as próprias informações do prefeito Zé Renato.
Faço uma pausa na linha de raciocínio para informar que o Barra Mansa disputou apenas doze jogos no campeonato, tinha vários jogadores com salários pagos por empresários e suas despesas de transporte, alimentação e hospedagem eram parcialmente pagas pela própria prefeitura e alguns beneméritos do time, enquanto o Fênix, que não teve nenhum apoio deste porte, jogou dezoito partidas e sua despesa ficou em um quinto dos valores repassados via terceiros para o Leão.
Não demorou muito para eu me lembrar, que justamente na época do início dos repasses até hoje suspeitos, o presidente do Clube do Recanto era o Sr. João Luiz Cuntin Rezende, o popular Jojô, que coincidentemente foi nomeado pela prefeitura no mesmo período como Assessor Especial de Esportes. Também recordei que durante este período o próprio Jojô, assim como o Sr. Celestino Rezende e o Sr. Renine Oliveira, foram presidentes do Barra Mansa Futebol Clube. Vale lembrar que o Sr. Renine era e ainda é Diretor Executivo do SAAE e o Dr. Celestino era e ainda é Assessor Jurídico da Prefeitura. Também recordei que o Procurador Jurídico da Prefeitura, Dr. Ronaldo Barbosa, é um dos conselheiros do Clube do Recanto, isto sem contar outras personalidades que tem vínculos com as dois ou três dos órgãos mencionados: Recanto, Prefeitura e Barra Mansa F.C..
Para o leitor ficar ainda mais encafifado, informo que o último ato do ex-prefeito Roosevelt Brasil, no dia 31 de dezembro, foi VETAR uma emenda dos então vereadores Rodrigo Drable e Ademir Melo, que concediam no orçamento público, de forma legal, a doação de quase quatrocentos mil reais ao Barra Mansa Futebol Clube.
Para botar ainda mais pimenta neste vatapá temperadíssimo, também informo que a primeira mensagem do prefeito atual, foi a criação de diversos cargos na prefeitura, sendo dois deles a nível de primeiro escalão, e coincidentemente os dois nomeados para tais cargos foram o Sr. João Luiz Cuntin Rezende e o ex-prefeito Roosevelt Brasil.
Quando descobri este arranjo, era sócio e freqüentador habitual do Recanto, onde ainda tenho inúmeros amigos, mas de lá para cá, não me senti mais a vontade para continuar essa rotina. Me senti, como muitos sócios, usado e abusado.
Fiquei sabendo que a atual direção do Clube, colocou em seus murais internos a informação que nenhum centavo destas verbas ficou no Clube, foram todas repassadas a Barra Mansa Futebol Clube. Se isto procede, só vem a acentuar a improbidade, mas deixemos a justiça analisar.
Quando assumi a Presidência do PSC de Barra Mansa, partido de meu Deputado federal Delei, visitei junto com meu “staff” partidário as dependências o jornal “A Voz da Cidade”, e municiado de todos os documentos alusivos que comprovam as afirmações acima, dei uma entrevista que seria publicada imediatamente. Estranhamente nada foi publicado e dois dias após recebi a visita em meu Gabinete do amigo Vivaldo Ramos, dono do Transporte Generoso, e famoso benemérito do Barra Mansa Futebol Clube. Gentilmente ele me doou um livro sobre a nova ortografia e disse que tal livro seria importante para minhas bem escritas linhas futuras. Concomitantemente narrou a sua trajetória de vida e seu amor por Barra mansa, do qual nunca duvidei. Mas veio junto o pedido para não tocar no assunto polêmico visto que isto poderia prejudicar o Barra Mansa Futebol Clube. Infelizmente não pude atende-lo e no dia seguinte fui no programa Café no Bule, do Paulinho Lima, onde achei ser o único espaço radiofônico que ainda não estava contaminado com as verbas publicitárias da prefeitura. Peguei-o de surpresa, mas em poucos minutos fiz o relato da denúncia e coloquei-me a disposição para processos e ações movidas por qualquer um que se sentisse prejudicado com minhas colocações, inclusive fornecendo meus dados pessoais, endereço e números de documentos. Até hoje, apesar de algumas ameaças indiretas, ninguém ousou me acionar na justiça sobre o tema, mas continuo a disposição.
Coincidentemente, e hajam coincidências, passei a ver no jornal “AVoz da cidade” propagandas coloridas e amplas da Transporte Generoso.
Informo que entre as pessoas citadas, infelizmente, por várias delas sinto respeito e carinho, e rogo para eu não se sintam ofendidas, mas Barra Mansa é maior do que as minhas satisfações pessoais.
O leitor deve me perguntar se imagino a origem deste imbróglio. Imagino, sim. O Prefeito da época, Roosevelt Brasil, pessoa a quem não confio nem respeito como ser humano nem como político, é um homem de inteligência privilegiada e dotado de um maquiavelismo sem precedentes na cidade. Com sua sagacidade, não faz nada que não seja monitorado por pesquisas que algo me diz que são financiadas com o nosso suado dinheirinho, mas isto é outra conversa.
Por estar atento as informações, ele percebeu que no início do ano, o seu adversário Ademir Melo, liderava com folga todas as pesquisas relativas a eleição de outubro e seu candidato Zé Renato não emplacava de jeito algum. Percebendo o quadro político, Roosevelt notou que entre os jovens e os esportistas, para quem seu governo pouco ou nada fez, a liderança de Ademir era ainda mais acentuada. Precisava então Roosevelt, adentrar no segmento de forma rápida e objetiva. Nada mais conveniente que o Barra Mansa Futebol Clube estar comemorando centenário de vida. Mesmo após sete anos de total abandono ao clube, Roosevelt resolveu ser o grande benemérito do Leão, e colocou a máquina a disposição do clube tentando reverter as posições eleitorais.
Infelizmente, a necessidade falou mais alto que a ética, e os dirigentes do leão, que há pouco tempo defenestravam o prefeito, passaram a lhe abrir as portas e os braços. O resto foi conseqüência, pois como diz o ditado: “A ocasião faz o ladrão!”.
Tentei de todas as formas receber informações e relatórios claros e objetivos da origem legal e do destino de tais verbas, evitando se fosse possível, possíveis injustiças, mas infelizmente, ate agora nada.
Mas a novela ainda tinha mais capítulos.
Em abril deste ano, a própria prefeitura repassou vinte e poucos mil reais ao Clube do recanto, mas segundo me informaram, o Clube desejou abocanhar uma fatia e a parceria melou.
Porém, no dia 28 de agosto de 2009, a prefeitura de Barra Mansa pagou ao Barra Mansa futebol clube, a quantia de R$500.000,00 (Quinhentos mil reais).
As informações obtidas dão conta que tal valor é referente a desapropriação do imóvel mencionado pelo Figurótico. Dizem ainda que o valor proposto era de duzentos mil, mas a justiça achou pouco e recomendou quinhentos, o que a Prefeitura concordou sem hesitar nem contestar judicialmente.
Dias após o Leão foi novamente eliminado do campeonato da terceira divisão e o Fênix segue seu vôo em céu de brigadeiro.
Está aí, Figura, o motivo do desabamento, vai servir para construção do Vieira da Silva, que se você lembra, foi razão de recente embate técnico da Maçonaria com a PMBM, Maçonaria esta que tem nos seus valorosos quadros, as figuras do Vivaldo e do Ronaldo, entre outros.
Infelizmente, não deu mais para segurar, e o vereador Guto Nader, adentrou com esta denuncia no Ministério Público. Lá no MP, as verbas públicas não dizem nada, só a verdade satisfaz. Lá no MP, reside minha esperança de que esta história seja colocada em pratos limpos e os inocentes se assosseguem e os culpados, se houverem, paguem na forma da lei. Lá no MP, existe a esperança de que a gente não veja nossos valores morais serem derrubados sem piedade.
Agora, caro amigo, independentemente desta lambança, temos que discutir o mérito social. O Barra Mansa Futebol Clube é de seus associados ou é da cidade? É justo uma cidade que não tem saúde nem educação de qualidade, alicerces principais de uma sociedade, despender tantas verbas para o deleite de alguns torcedores mal sucedidos? O apoio ao esporte ao nosso ver, tem que ser feito dentro da legalidade, com criatividade e inteligência, assim como fez o prefeito Neto de Volta Redonda, que agindo sempre como um embaixador do Voltaço, construiu legalmente um dos estádios mais modernos do mundo, não só para a prática do esporte bretão, mas para serviços sociais de longo alcance que fazem o orgulho diário dos volta-redondenses.
Lá valeu a luta, pos os resultados foram semeados em terra frondosa e sob o sol da legalidade. Aqui dificilmente prosperará uma ação por baixo dos panos, onde nem os sócios proprietários do Clube do Recanto foram informados da negociata e do trampolim para qual serviram, financeira e politicamente.
Vale ressaltar que a ajuda financeira ao Barra Mansa Futebol Clube de forma direta, era vetada face as dívidas previdenciárias e fiscais do Leão do Sul. Agora certamente com a verba da desapropriação a situação deve ser regulamentada e novos repasses deverão vir por aí.
Sei que esta polêmica desagrada a muitos, inclusive a diletos amigos meus, mas tenho o sonho de ver esta cidade passada a limpo, e que seu futuro seja em caminho fértil para como diz meu amigo Beto Guedes, possamos merecer quem vem depois. À juventude sofrida e castigada de Barra Mansa, ofereço este depoimento, esperando que seus valores sejam melhores do que os da minha geração, que nasceu e foi criada sob o chicote implacável da corrupção.

QUATRO DENTRO SE DEIXAREM, OU ATÉ OITO

CULTURA PARA TODOS VR

Segunda-feira no show morno do Zeca Baleiro no 9 de abril, o Claudinho Chiesse informou que o Prefeito Neto mandou avisar que em janeiro a programação do Cultura para todos continua. Vou mais além, na segunda a noite na casa dele, ele me confidenciou que vai manter o festival durante TODO o seu Governo, sem interrupção. Haja músico nacional e local. Isso se deixarem, pois hoje no TRE sua cabeça está a prêmio. Evidente que cabe recurso, mas que incomoda, incomoda. Fico pensando: Se o prefeito Neto for cassado por uma besteria feita por um de seus candidatos a vereador, os da cidade vizinha (os mesmo, pois são dois) tem que ser condenados a prisão perpétua e pena de morte. Fala sério, TRE, e deixa de politicagem. Vamos nos ater ao mérito e deixar o prestígio do Governador fora da discussão. Barra Mansa não aguenta de tanta ansiedade e insegurança em relação ao resultado do pleito, e Volta Redonda não pode parar.

POETA SIM, MAS NÃO MUITO

Recebi e-mails de amigos que ao verem meu perfil no blog, não entenderam a minha auto qualificação de poeta. Realmente não é o meu ófício mas arrisco umas linhazinhas. Há quase trinta anos atrás, na adolescência, escrevi o poema abaixo, dando início a alguns outros e achei que dava para continuar tentando. Aceitem como modesta prova inicial da minha pretensão:

"Quando os olhos se encontram, a respiração ofega,
o coração vacila, o tremor aumenta.
Bem que a gente tenta manter o olhar,
mas existe o medo, medo de amar.
Bem que a gente quer,
ter uma mulher,
pra na noite fria,
ter a mão amiga,
que vem graciosa,
que vem gratuita,
sincera,
e espera,
a gente adormecer.
Mas entre o sonho e a vida,
algo me intriga:
Por que a gente tanto quer,
mas tem medo de achar?
Deve haver algum lugar,
entre o céu e o mar,
no meio do espaço,
que neste cansaço,
de tanto procurar,
a gente enconste sonolento,
ao barulho do vento,
sonhando em sonhar,
e sem querer na desistência,
a insistência do destino,
nos faça de vez menino,
nos faça enfim amar.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CULTURA PARA TODOS VOLTA REDONDA

BOM PRA CARAMBA.

Segundo o Prefeito Neto me falou segunda a noite e ontem foi confirmado no 9 de Abril, foi fechada a programação principal para novembro e dezembro:

03/11 GERALDO AZEVEDO
10/11 GUILHERME ARANTES
17/11 OSWALDO MONTENEGRO
24/11 FLAVIO VENTURINI E QUARTETO COM BASE NO 14 BIS (Sergio Magrão, etc...)
01/12 FREJAT
08/12 FAFÁ
15/12 ALMIR SATTER
22/12 ARI TOLEDO
29/12 ULTRAJE A RIGOR

Deve ser horrível morar numa cidade onde a Prefeitura apoia a música e a arte, né não? Eles devem morrer de inveja de Barra Mansa.

YELLOW END SUBMARINE

AMARELINHO, MAIS UMA VÍTIMA DA DITADURA.

Domingo passado, como era de hábito, fui no Amarelinho no Ano Bom, manter a tradição de torcer para o meu Mengão ao lado do parceiro de fanatismo Luiz Cláudio. Tem dado certo. Vimos a vitória do Pet e dos outros dez e tomamos a costumeira cervejinha. Normalmente depois do jogo, amigos vão se juntando e colocamos em dia as notícias do fim de semana e ficamos com todos os micos pagos registrados. Este mesmo bar, seja nos domingos ou em algumas quintas e sextas, ousou colocar música ao vivo. Este mesmo local ficou notabilizado por assentar diversas mesas compostas só por mulheres (o que é raríssimo neste condado), pois nunca foram importunadas nem discriminadas. Este mesmo local serviu como ponto de partida para baladas por aí afora. Este mesmo pequenino espaço serviu para amigos se conhecerem e debates interessantes rolarem. Apenas dez mesas, mas que foram palco de muita coisa legal. Pois é, ...FORAM. Neste domingo, a casa fechou. Não agüentou a pressão fiscal e o preconceito contra a música que assola nossa Barra Mansa. A Padaria do lado arrematou o espaço. Ficaremos mais gordos com pães e presuntos na frente da tv e mais burros e chatos sem música nem arte. Esta é a tendência.
Na saideira, Figurótico e Pança tocaram as últimas notas no local. Confesso que as lágrimas rolaram por dentro e por fora. Em minutos viajei em tantos momentos bons passados ali, local de resistência aos desmandos e abusos do restaurante grande que fica ao lado.
A vida ficou mais triste e a burguesia falida ganhou mais uma. Agradeci ao Leandro Big-Mac pelo carinho sempre dispensado, tomei a saideira, paguei a conta e sai com a alma em luto.Vou tentar juntar os cacos e reagir. Vem comigo.

MENTIRA FRESQUINHA

MAIS UMA MENTIRA HIPÓCRITA E COVARDE.

Acabei de receber um panfleto apócrifo, portanto covarde, dizendo que quatro vereadores votaram a favor e quatro votaram contra uma mensagem do Prefeito Zé Renato criando o concurso público para a prefeitura onde todos receberão um salário de fome. É muita mentira para pouco panfleto. Primeiramente a Câmara votou de forma UNÃNIME, a lei autorizando o prefeito a realizar o concurso público para 1.058 vagas. Em segundo lugar, ninguém é obrigado a se inscrever no concurso e muito menos receber salário de fome. Em terceiro lugar os níveis salariais são diferenciados por categoria e só quando o edital do concurso estiver disponível é que saberemos quanto cada profissional vai ganhar.
Cheiro de hipocrisia no ar como na história da gratuidade de ônibus para maiores de 60 anos. Fiquem atentos. As eleições estão chegando e o festival de mentiras petistas tende a começar antecipadamente.

BARRA MANSA A DITADURA DO SILENCIO

MÚSICA NAS ESCOLAS ... DE CUSTÓDIA.
A DITADURA DO SILÊNCIO ABSOLUTO.
Amigos bmblogueiros,
Conforme o prometido, encaminho tema para debate e discussão.
Como barramansense oficialmente adotado e amante da cidade, vejo com tristeza o estado de baixo-estima em que se encontram nossos conterrâneos. É lugar comum falar que Barra Mansa não oferece opções de lazer e não há como questionar esta ponderação verídica e indiscutível. Fala-se que Barra Mansa é omissa culturalmente e novamente temos que calar perante a verdade absoluta. Mas, creio que nosso papel é tentar identificar as razões para o quadro lamentável que pasmados assistimos com pesar, e só a partir daí, tentar concatenar ações para a reversão desejada por quem precisa de lazer para viver. Atiro a primeira pedra e coloco-me como vidraça perante as possíveis retaliações. Vamos por partes: Primeiramente vamos nos ater a questão das administrações municipais e sua conivência com o abandono denunciado. Enfrentamos o governo da Prefeita Inês Pandeló e depois, oito anos de Roosevelt Brasil, que elegeu seu sucessor e ainda tem notória autonomia no centro administrativo. E o que os dois têm em comum? Já atravessaram a idade das aventuras, não nasceram nem tiveram as suas infâncias em Barra Mansa, nem no Estado do Rio, e são ligados a grupos religiosos austeros e conservadores. Por conseguinte, os seus vínculos com nossas tradições e com os festejos só acontecem em caso de conveniência política (como foi o caso do da lavagem de dinheiro envolvendo o Clube do Recanto e o Barra Mansa Futebol Clube, mas isso é assunto para outra discussão). Aí deparamo-nos com os formadores de opinião da cidade e sua influência na postura administrativa de nossos mandatários. Analisemo-os então: São, em maioria, pessoas idosas, oriundas de famílias tradicionais da cidade, que nos áureos tempos da juventude aproveitaram à exaustão as festas, os bailes, as músicas, as bagunças, os carnavais, enfim, a vida em sua plenitude, na concepção da juventude. Mas hoje cansaram. Cansaram por dois motivos: Primeiro, pelo lógico avanço da idade e a queda da vitalidade; e cansaram porque via de regra, não possuem mais recursos em abundância para esbanjarem a vida como seus antecessores. Resumindo grosseiramente: Nossa fina flor da sociedade murchou. Nossa burguesia faliu. As pétalas alvissareiras de gozo de nossa antiga juventude dourada, foram despetaladas. E aí criou-se coletiva e inconscientemente a ditadura do silêncio. Estabeleceu-se na cidade sem a resistência dos governantes, a regra da televisão como forma-mor de divertimento e as pizzas nos finais de semana como símbolo principal de deleite. Algumas famílias ainda economizam durante todo o ano, com muito sacrifício, moedas em cofrinhos para nos verões efetuarem uma pseudo-ostentação em Cabo Frio, onde todos podem ser vistos, no afã de maquiarem as suas lamúrias durante uma vida inteira, vendendo barato uma falsa imagem de sucesso e abundância. Queime-se então na fogueira dos impuros, sem julgamento prévio nem direito a defesa, as mesas nas calçadas, as cordas do violão, os bares animados, as vozes dos virtuosos, os clubes resistentes, os sonhadores e suas blasfêmias, os carnavalescos e suas fantasias, as cabeleiras ao vento, as pernas de fora e as expressões de felicidade. Essas então, condene-as como imperdoável pecado mortal sob o jugo implacável aplicável pelos barões que criaram a cidade e hoje dão ordens nas cadeiras à direita do centro do paraíso silencioso ao lado do Todo Poderoso. E para não enfrentar os possíveis votos controlados por essa classe “dominante”, nossos políticos administradores saciam os anseios reacionários da plêiade fracassada e colocam o seu arsenal a disposição dos dinossauros intelectuais liberando ostensivamente guardas e fiscais sob a batuta de leis interpretadas sem critério nem bom senso. Agora mesmo, somente no Ano Bom e bairros circunvizinhos há a impiedosa e inflexível restrição as mesas nas calçadas, mas nos outros arredores pode, simplesmente porque nos outros pontos não se ousa colocar música ao vivo. Ah! Música ao vivo! Sinônimo de bagunça, orgia, drogas, sexo irresponsável, assassinatos, roubos, estupros, marginalidades e outras atrocidades indescritíveis. Faria tudo sentido, se a prefeitura não propagasse aos quatro ventos o sucesso de seu projeto Música nas escolas. E é aí que mora o maior crime cultural que já vi ser maquinado. Aí que reside a inconseqüência e a maldade em favor da manutenção de poder. Pergunta-me o desavisado internauta: Quem mal pode haver num projeto que ensina com êxito cinco mil jovens, a arte da música? Respondo com prazer: Nada, se esse projeto tivesse início, meio e fim. Se este projeto não servisse para compras superfaturadas e apelos políticos imediatos. Pois caro leitor, o que faremos com esses jovens quando já na sua adolescência, eles não puderem exercer a sua arte em sua própria cidade, onde tudo é proibido? Mandaremo-os para fora, como já fazemos com nossos jovens nos finais de semana sob os riscos das estradas noturnas e alcoolizadas, ou os internaremos em clínicas psicológicas para que o seu talento reprimido não se transforme em revolta e concepção de genialidades criminosas contra a própria sociedade organizada? O assunto é demais extenso e poderia ficar horas em meu computador tecendo conjecturas a respeito. Mas vamos ao que interessa: O que podemos fazer antes que a coisa fique ainda pior do que já está? Creio que podemos usar nossos músicos, que mesmo contra a vontade de nossos governantes locais, também são formadores de opinião, para que, num discurso comum e intermitente, em suas exibições em quaisquer searas, efetuem resumidamente e de forma uníssona, a convocação da população para uma ampla reflexão sobre o tema e se crie uma adversidade para os precursores da intolerância exacerbada. Precisamos criar um código comum para ser usado como uma bandeira pela vida e pela arte, sem coloração ou conotação política ou partidária, mas com um ideal de amor à vida e a beleza da arte e da música. Coloco desde já com a anuência do Presidente, a estrutura da Câmara Municipal para sediar ou intermediar tais desejados encontros, antes que seja tarde demais. Músicos, intérpretes da inspiração, propagadores da alegria, sonorizadores da vida, unam-se pelo bem de quem quer viver em paz e em abundância. È o meu desejo e minha proposta. Sirva-se se desejarem.

Júlio César Fialho Esteves, é Controlador Geral da Câmara Municipal de Barra Mansa, tem 47 anos, mas está muito longe de desistir de viver com prazer; não faz parte das oligarquias fracassadas porque já nasceu em berço quebrado; tem 3 filhos jovens que são obrigados a sair de Barra Mansa em busca de vida, e uma mulher que não dorme por causa disso; desafina em caixa de fósforo mas adora música; e acredita que lugar de músico é no céu e não no inferno; e sempre que pode, menos do que gostaria, coloca a galera para tocar, carregando o desejo secreto de fazer alguma coisa a mais por todos nós.