terça-feira, 17 de novembro de 2009

AMILTON BUENO DE CARVALHO - III


NOVA HISTÓRIA.


Para concluir este breve relato sobre a agradável e rápida convivência que desfrutei do desembargador gaúcho Amilton Bueno de Carvalho, tentarei retrata-lo usando algumas de suas próprias citações.


Amilton é, como diria Chies, um abolicionista utópico e um garantista tópico. Está cada vez mais simpatico ao anarquismo e é quase fã incondicional de Nietzsche. Acha que a justiça brasileira vive um impasse endêmico de duas correntes antagônicas, onde uma defende que tudo é crime e outra onde nada é crime.

Amilton, desembargador de Justiça, não acredita no Direito penal, pois na sua visão ele não cumpre e não pode cumprir suas funções. Entende que quem faz o crime é a Lei e o legislador, pois o crime não anda por aí com suas próprias pernas. Cita exemplos de países de culturas diferentes, tal como o Irã, onde fazer amor com mulher mestruada é crime. Amilton entende que o homem é fruto do seu berço e da sua ética aprendida. Acha que nós não saimos por aí cometendo estupros não porque a lei proíbe, mas porque nossa formação educacional, ética E moral nos reprime a este delito, e ao mesmo tempo diz que nenhum estuprador na hora do ato, de lembra da lei 213, que prevê prisão de 6 a 10 anos. "A Lei penal funciona apenas para quem dela não precisa". Na mesma linha, lembrou que o "Maníaco do parque" foi violentado durante toda a sua infância e estava ao cometer as atrocidades, apenas devolvendo a história que aprendeu.

Amilton acredita que a lei e a prisão não podem mudar o homem, pois nenhuma delas muda a história do homem, e o homem é fruto invariável da sua história. Na sua concepção, mudar a sociedade é mudar a história das pessoas, com educação e planejamento.

Amilton não acredita no poder, mas tem medo do seu prórpio poder. Diz que só pode haver poder se existir vassalos. Só há poder se há quem obedece. E que é da essência do poder ser arrogante, estar acima do outro: do obediente!.


Para ilustrar citou o antigo companheiro Lula, que entre de tantas bravatas, disse que nenhuma pessoa neste país poderia julga-lo moralmente pois nenhuma estava no seu patamar moral.


Para finalizar, concordando integralmente com meu novo ídolo, e certo de que não se muda a sociedade sem mudar a história de cada indivíduo, temo ao perceber que nossos jovens estão assistindo em tempo real uma história de que não é necessário estudar para ser Presidente da República, nem treinar nenhum time para ser técnico da seleção.


Quanto vejo Lula e Dunga, assino embaixo de Amilton: O Poder imbeciliza!!!


Amilton mudou um pouco da minha história.

6 comentários:

  1. Julinho, estou fazendo uma pesquisa. Você tem algum material sobre a posição atual do Amilton Bueno acerca do Direito Alternativo? Ele tem site, e-mail institucional, para contato?

    ResponderExcluir
  2. Julinho, estou fazendo uma pequisa. Você tem algum material sobre a posição atual do Amilton Bueno quanto ao Direito Alternativo? Ele tem site, e-mail institucional, alguma forma de contato? Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Lauriane e sou estudante de Direito do 3º período em Curitiba e ontem a noite participei de uma palestra do Desembargador Amilton Bueno de Carvalho...Lendo este artigo concordei plenamente com a sua visão do desembargador....Ele é fera....uma pessoa de atitude...também se tornou meu ídolo....

    ResponderExcluir
  4. Olá Julinho, você ainda tem contato co Des. Amilton?moro em Passo Fundo, terra do Des. Amilton, temos um grau de parentesco e necessito com urgência conversar com ele, você tem algum email, site ou telefone para contato?o meu é veranicce@yahoo.com.br. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Caro Julinho, também estou a procura de algum meio de contactar o Des. Amilton Bueno. Caso consiga, ficarei imensamente agradecido.


    SDS

    André

    ResponderExcluir
  6. Amilton Bueno de Carvalho vive em um mundo utópico, um mundo recheado de sonhos e fantasias.

    Ass: José Anibal Martins.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.